linhas de vida fixas auxiliam em diversos tipos de serviços executados em altura, como por exemplo limpeza de fachada, manutenção no telhado, manutenção predial em geral, manutenção industrial, etc. A Setti Alpinismo dispõe para seus clientes, serviços como instalação de linhas de vida e esperas de ancoragem.
Existem dois tipos de linhas de vida, as temporais e as fixas. As temporais são montadas conforme a fase da obra. Já as fixas, são colocadas estrategicamente para permanecerem longos períodos. Linhas de vida são consideradas proteções individuais por suportarem vários trabalhadores ancorados nela ao mesmo tempo.
Ficha Técnica
Esta Ficha Técnica tem como objetivo descrever as principais características do aço Inoxidável Austenítico CF8M que é utilizado para a fabricação do Olhal de Ancoragem da SETTI RESGATE E ALPINISMO INDUSTRIAL LTDA-ME.
O processo de microfusão é regido pela norma NBR 15990/2011, sendo que a norma específica para o material CF8M (AISI 316) é a norma ASTM A351/2016.
O aço inoxidável austenítico CF8M apresenta uma microestrutura com austenita e ferrita, mas prevalecendo a austenita. O tratamento térmico e a composição química controlam as propriedades finais deste material. A boa relação entre a alta resistência à corrosão e as boas propriedades mecânicas dão à este aço inoxidável muitas aplicações desde a indústria química, alimentícia, ou seja, em aplicações onde seja necessária uma boa resistência à corrosão e à oxidação, além de boas propriedades mecânicas.
A garantia da composição química atender a norma ASTM A351/2016 é dada através do espectrômetro Spectromaxx 4 que antes das peças serem fundidas é retirado um corpo de prova e realizada a análise química do aço através do mesmo.
As características mecânicas do aço inoxidável ASTM A351 gr. CF8M são as seguintes:
- Resistência a tração: 425 Mpa (mínimo);
- Limite de escoamento: 205 Mpa (mínimo);
- Alongamento: 30% (mínimo);
A temperatura de vazamento do aço supracitado é de 1650°C.
Após as peças serem vazadas é realizado o processo de tratamento térmico de solubilização, onde esse tratamento térmico visa a eliminação de precipitados no material. As temperaturas utilizadas nos tratamentos térmicos de solubilização são elevadas e próximas do ponto de fusão da liga.
Por último, além do aço inoxidável austenítico CF8M ter ótimas propriedades anticorrosivas, as peças são submetidas ao eletropolimento que é um tratamento superficial que auxilia na resistência à corrosão, além de dar um ótimo acabamento às peças.